quarta-feira, 9 de junho de 2010

Todos unidos pela VIDA!!!



O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue e muitas vezes não existe compatibilidade entre as células do doador e do receptor nem mesmo entre os familiares, daí a importância da doação voluntária.
Para o doador, a doação será um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.


Para ser um doador de Medula Óssea, tem que ter entre 18 e 55 anos e boa saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

Precisa preencher um formulário com dados pessoais e fazer uma coleta da amostra de sangue para testes, que irão determinar as características genéticas que são necessárias entre o doador e o paciente. Estes dados e os resultados dos testes serão armazenados em um sistema informatizado que cruza os dados dos pacientes que necessitam de transplante.

Quando um paciente necessitar do transplante e não houver um doador na família, esse cadastro será consultado, e caso haja compatibilidade com algum doador ele será chamado para exames complementares e para realizar a doação.
Existe um fila enorme de pacientes que precisam de transplante de Medula Óssea, e poucos doadores.

Para se cadastrar como doador é só procurar o Hemocentro do seu estado e/ou cidade, para isso é só clicar no link a seguir: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2604
Em São Paulo
Santa Casa de Misericórdia
Rua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo
CEP: 01221-001
Telefone: (11) 2176-7000 / 0800-167-055

Como é feita a doação:

Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Para mais informações acesse o link sugerido logo acima.
A chance de se encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL.

Ser um doador de Medula é um gesto de solidariedade e de Amor ao próximo.