sexta-feira, 13 de agosto de 2010

21ª Bienal do Livro de São Paulo


A Bienal Internacional do Livro de São Paulo que iniciou ontem 12 de agosto de 2010, é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos.



Oficial
Cozinhando com palavras - Sob a temática cozinhando com palavras, o espaço reunirá chefs de cozinha autores de livros para que ofereçam aulas práticas e debates.
Salão de idéias - O espaço é conhecido por promover mesas de debates entre escritores nacionais e internacionais sobre os mais variados temas.
Palco Literário: Grandes nomes do teatro, cinema, música e televisão farão um link entre a literatura e as demais expressões artísticas.
Espaço do Professor: O espaço é concebido para capacitar professores dos ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas, a trabalhar o livro em sala de aula.
Território Livre: O espaço é conhecido por promover mesas de debates entre escritores nacionais e internacionais sobre os mais variados temas.
Espaço da Lusofonia: Oferecerá atividades gratuitas focadas em iniciativas de divulgação, propagação e ensino do idioma português pelo mundo.
Exposição Monteiro Lobato: Um acervo que mostrará a história de um dos maiores escritores brasileiros.



O Livro é uma viagem: Espaço dedicado ao público infantil, de 7 a 14 anos, para promover a importância da leitura.
Fábulas com a Turma da Mônica: Espaço para atividades lúdicas de entretenimento com as crianças que visitarão a Bienal do Livro.
Exploração Discovery Kids: Um Explorador Discovery Kids é uma criança que explora a vida a medida que vai crescendo, descobrindo o fantástico mundo que a rodeia.

Programação completa leia:

http://www.bienaldolivrosp.com.br/




História da Bienal do Livro de São Paulo

A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre 15 e 30 de agosto de 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, decorrência de um projeto que se iniciou na década de 1950. Nessa época, mais precisamente em 1951, com o intuito de introduzir no país a tradição européia das feiras de livros encontradas na França, na Alemanha e na Itália, a CBL promoveu a primeira Feira Popular do Livro, na praça da República.

A experiência foi retomada em 1956 e deslocada para o Viaduto do Chá, ponto ainda mais central da capital paulista e de grande fluxo de pedestres. O projeto foi ganhando corpo e novos adeptos. Em 1961, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, foi promovida a primeira Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas, evento que se repetiu em 1963 e 1965. Eles serviram de ensaio para a primeira Bienal Internacional do Livro bancada exclusivamente pela CBL, em 1970.

Em 1996, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar um maior conforto ao público. Em razão do crescimento contínuo de público e expositores, em 2002, ela deixou o Center Norte e foi para o Centro de Exposições Imigrantes (com 45 mil metros quadrados de área), onde foi realizada até 2004.

A partir de 2006 a Bienal do Livro de São Paulo passa a ser organizada no Parque Anhembi, junto à Marginal Tietê na Casa Verde.
Aproveite a Maior Festa Literária do Brasil em São Paulo!

Infantil

Programação Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário