quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aprenda a dizer não...

Deixar claro o que você pode ou não pode fazer é uma das ferramentas para ganhar credibilidade e respeito no ambiente de trabalho.
Ter uma boa imagem é algo muito diferente do que fazer tudo para agradar os outros. 
Ao contrário de fortalecer sua imagem, ficar tentando parecer bem e não se indispor com ninguém acaba transmitindo uma ausência de valores pessoais.
Dessa forma, torna-se impossível construir uma imagem sólida, pois seus princípios e sua personalidade não ficam evidentes.
A forma como você lida com situações difíceis e como mantém sua palavra demonstram sinais de maturidade profissional.
Uma das situações que mais tentamos evitar é negar alguma solicitação que tenha sido feita.
Dizer "não" pode ser algo bastante estressante, mas não dizê-lo pode trazer conseqüências muito mais sérias para sua imagem.
Se você nunca nega nenhum pedido por medo de parecer antipático ou por não saber como fazê-lo, acaba se tornando alguém que todos vêem como disponível e que não encara seu próprio trabalho como prioridade.
No final, você acaba atolado de coisas para fazer: as suas e as dos outros, o que não é nenhum pouco agradável.
Negar algum pedido não requer tanto esforço é só uma questão de prática.
Veja como tornar esse momento menos difícil:

* Antes de tudo, saiba de fato quais são obrigações e responsabilidades.
* Seja direto na resposta. 
Não hesite dizendo coisas como "hum", "deixa eu ver" ou "vou pensar". 
* Lembre-se de que a palavra "não" é uma das opções que temos para negar um pedido, mas não é a única.
* Não reaja emocionalmente. 
Para dizer "não", você não precisa se indispor. Seja educado.
E muito importante: não use o momento para dizer tudo o que pensa.
* Assuma o que você está dizendo e não culpe outras pessoas por sua atitude. 
Explique quais são suas obrigações, pendências e prioridades. 
* Não use problemas pessoais para se justificar. Proponha uma outra solução ou indique outra pessoa para fazer o que lhe pediram. 
* Não faça nada que vá contra seus princípios ou de que irá se arrepender depois.
* Cumpra o que prometeu. 
Se disser que não pode fazer algo, não o faça. Honre sua palavra para ter credibilidade. 
* Não faça disso uma disputa pelo poder. Perceba quando está sendo inflexível e saiba também quando dizer "sim". 
* Para que sua mensagem tenha consistência, também é necessário que você use sua linguagem corporal para reforçar o que está dizendo.
Olhe diretamente nos olhos do seu interlocutor.
Desviar o olhar transmite incerteza e se a outra pessoa captar isso, irá insistir até que você ceda.
Adote uma expressão facial positiva para transmitir segurança no que está dizendo e fique com uma postura relaxada.
Cuidado com gestos nervosos, como morder o canto da boca ou bater com a caneta na mesa.
* Fale clara e pausadamente para não demonstrar ansiedade, mas sim veracidade.
Por fim, não espere que todos gostem de você sempre.
É provável que isso não aconteça, mas tenha certeza de que dizendo "não" na hora certa todos irão respeitá-lo.
Revista Você/SA 


Alguns passos para o aprendizado em dizer não:


Avalie a situação-problema
Diante de cada situação que você julgue constrangedora, reflita sobre quais suas verdadeiras responsabilidades e obrigações;
- Tome coragem, respire fundo e diga "não"

Se o pedido ou sugestão vai contra seus ideais, não pense duas vezes em dizer não.
A chance de você se arrepender depois é grande;


- Treine diante do espelho
Seja gentil e educado.
Além de não se sentir tão mal por dizer "não", você evita que a pessoa se indisponha com sua resposta;

- Use a inteligência emocional: reconheça logo de cara os sentimentos do outro.

Demonstre que você sabe da importância do pedido, mas que mesmo assim não poderá acatá-lo;


- Exponha com a calma possível os seus motivos, explique sem hesitar o porque de você estar dizendo "não".
 É uma forma de mostrar que você quer ser útil, mas tem outras obrigações no momento.
Nessa justificativa, você deve ser sucinto, evitando longas explicações.
Direto ao ponto, sempre.

NUNCA, jamais aproveite o momento para dizer tudo o que pensa;


- Não deixe a conversa degringolar, mantenha o foco no pedido e lembre-se: o que está em discussão é o pedido e não o afeto ou a qualidade da relação.
Por isso, não deixe a conversa disparar por outros caminhos.
Negocie o pedido.
Se você não pode naquele momento e já se justificou é possível que em outra hora você possa acatar.

Mas lembre-se:
só faça isso quando tiver certeza de que está disposto a realizar o pedido; 
- Não tenha medo de parecer ser firme, seja sempre direto na resposta.
Além de marcar sua personalidade, não abre espaço para a conversa desviar para assuntos carregados de emoção.
É só um pedido que foi recusado, nada pessoal;


- Mostre que mesmo dizendo "não" você se importa.
Proponha soluções. Mostre-se disposto a ajudar, mas não da forma como a pessoa quer, da maneira que é possível, viável e mais confortável para você;


- Coragem, está quase acabando.
Muitas vezes a agonia de manter o "não" é tanta que a gente desiste e aceita.
Esta é, sem dúvida, a pior alternativa: Vai fazer você sentir-se pior ainda e, ainda, estabelece um padrão ruim de comunicação.
No fundo, é como se você dissesse para o outro: - Se você insistir muito eu vou acabar cedendo.
Por isso, siga até o fim com sua decisão.
Dizer não e voltar atrás pode ser pior do que negar logo de inicio.

Psicóloga Bernardete Oliveira Campos,
da Clínica de Psicologia da PUC SP

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