quinta-feira, 15 de abril de 2010

Chico Xavier - A Mágoa


Há muitos anos o Chico possuía um cachorro, que não sei ao certo se nasceu deficiente ou foi atropelado.
Este animal lhe dava um trabalho muito grande. Madrugada adentro, quando regressava do Centro Espírita, tinha que limpar todo o quarto.
Comprava, com seu diminuto ordenado, uma coberta que não chegava a durar um mês.
Assim foi durante muito tempo.
Certo dia, quando chegou o cachorro estava morrendo.
- Parecia que ele estava me esperando. Olhou-me demoradamente de uma maneira muito terna, fez um gesto com a cauda e morreu. Enterramo-lo no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas.
Passaram-se alguns meses e uma de suas irmãs lhe disse:
- Chico, você se lembra daquele cachorro aleijado?
- Sim, como poderia esquecê-lo?
- Olha, vou lhe contar uma coisa. Ele não morreu naturalmente não. Dona Fulana tinha pena de você chegar de madrugada e ter tanto trabalho e, querendo aliviá-lo, deu a ele um veneno.
Ah! Meu Deus, não me diga uma coisa dessas.
- É verdade, Chico.
Ele não sentiu raiva pela pessoa (naquele coração, não há lugar para isso), mas uma tristeza invadiu-lhe a alma e uma sombra começou a envolver-lhe o coração.
Passados alguns dias o espírito de Emmanuel lhe disse:
Esta mágoa que você asila no coração está atrapalhando o trabalho dos Bons Espíritos. Você precisa se livrar dela.
- Não consigo esquecer, disse-lhe o Chico.
- Mas é preciso.
- Como fazer?
- Você precisa dar uma grande alegria a ela.
- Eu, dar uma alegria a ela? O ofendido fui eu!
- A receita não é minha. É de Nosso Senhor Jesus Cristo. "Fazei bem aos que vos aborrecem". Leia o Evangelho.
Obediente e resignado, Chico procurou descobrir o que a pessoa gostaria de ter e ainda não tinha.
Era uma máquina de costura.
Chico comprou, então, uma máquina de costura para pagar em longas prestações.
Quando foi visitá-la, a pessoa estava tão feliz, tão feliz e quando viu o Chico chegando, correu para ele e lhe deu um abraço com tanto amor que uma luz se desprendeu dela e envolveu o Chico da cabeça aos pés. Quando ela o soltou do abraço, a sombra havia desaparecido.
Eis aí uma receita para quem comete a imprudência de carregar a mágoa no coração.


(do Livro: Chico de Francisco - Adelino da Silveira)


OB.: EU GOSTARIA MUITO DE CONSEGUIR FAZER ISSO!!! DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! PRECISO APRENDER!!! E VOU...

2 comentários:

  1. Preciso de maiores esclarecimentos porque uma atitude como essa pode parecer vingança, um tipo de "tapa com luva de pelica".A pessoa que lhe fez ou provocou algum mal deve ficar absurdamente constrangida com uma atutude excelente da sua parte.Deve sentir muita vergonha!É um sentimento ruim!Essa história de dar a outra face desconcerta os seu inimigo, não acha? Pode me esclarecer? É isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é vingança... é só a gente entender que nem sempre sabemos como lidar com algumas situações, por exemplo, não podemos exigir que uma criança de 5 anos resolva uma equação de 2º grau, concorda?
      Então voce vai punir, xingar e rebaixar a criança por isso? Claro que não, você vai tentar entender que está além do conhecimento e possibilidade dela no momento, é assim, simples assim, compreender as dificuldades das outras pessas assim como esperamos que aceitem e respeitem nossa falhas e dificuldades, ao invés de esbravejar e amaldiçoar o próximo, era isso o que Cristo pregava, Ele nunca disse -Vá lá e apanhe novamente... Ele disse perdoe o próximo pois vc precisará de perdão tbm e será perdoado na mesma medida que perdoar... Um bj no seu coração...

      Excluir